MUDAR É PRECISO…

“Vivemos em constante mudança, muitas vezes coisas que acreditamos podem e devem ser modificadas para acompanhar as novas tendências. E as mudanças são tantas, que se pode afirmar com certeza, que a única coisa que não muda é a própria mudança (LAS CASAS, 1999, p. 168).”

Em várias organizações do terceiro setor e institutos religiosos, há uma visão estratégica insuficiente frente aos desafios de hoje e,  embora desenvolvam as ações com muita boa vontade, esta  visão  impacta significativamente, de forma negativa, no desempenho e na sustentabilidade destas instituições.

Diante disto, é necessário ajustar as velas e acertar o rumo !

Afinal, como diz um velho ditado dos navegadores portugueses: “Mar calmo nunca fez bom marinheiro!”

Porém, percebe-se  em alguns casos, que embora haja o desejo para a mudança e se tenha consciência de sua importância, esta não ocorre no ritmo necessário, pois ronda o medo e persiste a incerteza, prolongando-se  assim,  a situação de vulnerabilidade.

Um outro movimento que se percebe neste cenário, é a busca por respostas rápidas, muitas vezes “temerárias”, que se mostram ineficientes ou até desastrosas e,  acabam por reforçar dúvidas em relação as mudanças necessárias para uma boa gestão institucional.

Frente a esta situação, o que podemos dizer?

A experiencia nos mostra que implementar uma gestão profissional, sem abrir mão dos valores essenciais da instituição, é um processo, por meio do qual novas ferramentas são introduzidas, novas práticas são implementadas, novos conceitos são assimilados.

É uma construção conjunta com a realidade de cada local, que facilita o acesso ao maior número possível de informações e seu confronto com instrumentos científicos e boas práticas de gestão, promovendo uma avaliação crítica da situação, e a tomada de decisões assertivas.

Desta forma,  assume-se o processo de mudança necessário para que a instituição se fortaleça em seus valores essenciais e enfrente com competência os desafios de hoje, rumo ao futuro.

Não podemos mudar a direção dos ventos, mas conseguimos ajustar as velas!

RVR Soluções Ltda – 10 anos de caminhada !